Curso Mobilidade Segura e Sustentável

Programas e projetos ainda mais abrangentes e assertivos para a promoção da mobilidade segura em seu município.

Solicite mais informações

    Qualificação para sua equipe e instituição

    Propósito e abordagem deste curso

    Este curso foi desenvolvido  com o propósito de levar conhecimentos e técnicas atualizadas para capacitar profissionais com interesse em implementar do Sistema Seguro e Visão Zero em municípios brasileiros. 

    Estratégias de planejamento e gestão combinadas com o Sistema Seguro e Visão Zero proporcionam a materialização de um modelo de gestão que permite integrar diferentes setores da sociedade, de forma eficiente, para que gestores, técnicos e parceiros atuem de forma integrada para a melhoria da segurança no trânsito das cidades.

    Ao longo de doze semanas você receberá conteúdo atualizado sobre articulação intersetorial, trânsito e mobilidade sustentável, informações integradas, desenvolvimento de programas e projetos integrados, monitoramento e avaliação de intervenções. Tudo isto através de aulas ao vivo, tutoriais e depoimentos técnicos e atividades colaborativas.

    Ao final do curso, a organização que contrata o curso, recebe assessoria técnica para iniciar a operacionalização dos princípios e ferramentas aprendidos ao longo do treinamento.

    Curso Data Analytics

    As aulas ao vivo, com nossas ferramentas colaborativas, permitirão uma experiência semelhante a aulas presenciais. 

    Ao concluir este curso você será capaz de

    Utilizar técnicas para articulação intersetorial para montar uma equipe de gestão da mobilidade segura.

    Mapear as diferentes fontes de informação de acidentes de trânsito em sua localidade de atuação.

    Qualificar a classificação de acidentes e vítimas de trânsito segundo o padrão da Organização Mundial da Saúde .

    Identificar e aplicar os princípios de abordagens como Sistema Seguro e Visão Zero no planejamento da mobilidade segura.

    Elaborar programas integrados de intervenções de segurança no trânsito, compostos por programas, projetos e sistemas.

    Estruturar sistemas dinâmicos de melhoria contínua para engajamento social para a segurança no trânsito.

    Definir indicadores de processo para o monitoramento de execução de intervenções e segurança no trânsito.

    Realizar atividades de monitoramento, avaliação e atualização contínua da gestão da mobilidade segura municipal.

    Este curso é mais do que somente oferecer conteúdo. Os instrutores e demais colaboradores são profissionais com experiência prática na implementação da abordagens do Programa Vida no Trânsito, Sistema Seguro, Visão Zero e Mobilidade Sustentável nos níveis municipal, estadual e federal. Isto faz com que nossos alunos tenham melhores condições de aplicar na prática o que aprendem no curso e assim causar um impacto positivo em seus municípios e regiões.

    Conheça a estrutura do curso

    Clique nos títulos ao lado para conhecer o conteúdo programático do curso.

    Apresentação do ambiente virtual de aprendizagem e método do curso. Introdução à abordagem de mobilidade segura e seu desenvolvimento no Brasil. Networking entre colegas e instrutores. Repositórios de referencial teórico.

    Contextualização dos temas de segurança no trânsito e mobilidade urbana e como se relacionam. Panorama mundial e nacional de segurança no trânsito. Apresentação das abordagens Sistema Seguro e Visão Zero. Acesso a bases públicas de dados. Como produzir análises relevantes a partir de dados públicos.

    Apresentação das etapas do processo de implementação de uma estratégia de gestão de mobilidade segura no âmbito municipal. Estudos de caso de municípios e estados que já implementaram processos semelhantes.

    Formação de parcerias intersetoriais. Como montar uma equipe para a implementação e gestão de mobilidade segura. Mapeamento de potenciais parceiros. O início dos trabalhos. Estudos de caso sobre intersetorialidade em programas semelhantes.

    Identificação de fontes de informação. Qualificação e integração de dados. Análise de acidentes. Produção de perfis culturais de segurança no trânsito. Estudos de caso sobre produção de informações qualificadas sobre sinistros de trânsito e criação de perfis culturais relacionados à mobilidade segura.

    Duração de duas semanas.

    Estrutura e elaboração de programas, projetos e sistemas integrados de intervenções em mobilidade segura. Identificação de parcerias para as intervenções.

    Duração de duas semanas.

    Como organizar e operacionalizar atividades de planejamento integrado de intervenções de segurança no trânsito. Estudos de caso sobre planejamento integrado em iniciativas semelhantes. Atividade prática de elaboração de um plano integrado de intervenções.

    Construção de indicadores de desempenho para processo de gestão integrada. Indicadores de processo. Indicadores de impacto. Avaliação de intervenções de segurança no trânsito. Estudos de caso sobre monitoramento e avaliação em abordagens semelhantes.

    Qualificação de informações de atendimentos de trauma. Liderança para processos de gestão de segurança no trânsito e operacionalização da gestão da mobilidade segura.

    Finalização e avaliação das atividades realizadas. Assessoramento para o início da implementação de um programa de mobilidade segura no âmbito municipal. Assessoramento para aperfeiçoamento de processos para estudantes que já atuam em iniciativas de mobilidade segura.

    AULAS

    100% Online

    DURAÇÃO

    12 Semanas

    VAGAS

    20 Vagas por turma

    PREÇO

    Cosulte-nos

    Coordenação do curso

    Lisandro Abulatif

    Segurança no Trânsito e Mobilidade Sustentável

    Mestre em Arquitetura e Urbanismo, é especialista em Cidades: gestão estratégica do território urbano e graduado em Administração de Empresas. Atuou como consultor da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho no projeto Global Road Safety Partnership (GRSP) implementando e desenvolvendo processos de gestão de segurança no trânsito e integração de dados. Atuou no consórcio internacional Road Safety in 10 Countries.

    Auxiliou na implementação do Programa Vida no Trânsito, tanto em sua fase inicial como em sua fase de expansão. Atuou pela Organização Pan-Americana de Saúde como apoiador técnico no Programa Vida no Trânsito para o Ministério da Saúde. Atuou como conteudista e tutor do curso para implantação e execução do Projeto Vida no Trânsito na Universidade Federal de Goiás.

    É sócio fundador da Recursos Urbanos consultoria e treinamentos para melhoria de cidades e coordenador da iniciativa Vida no Trânsito Brasil. Autor de publicações científicas e técnicas relacionadas ao tema da mobilidade urbana segura e sustentável.

    Sobre os instrutores

    Este curso é desenvolvido e ministrado por profissionais com longa e sólida experiência acadêmica e profissional em áreas relacionadas à mobilidade segura. São profissionais com experiência em organizações públicas e privadas prontos para compartilhar com você conhecimentos e técnicas que potencializarão o planejamento e gestão de abordagens de mobilidade segura em seu município ou região.

    Contamos com instrutores parceiros de diferentes áreas de atuação, que vão desde os processos de gestão de segurança no trânsito, mobilidade urbana e urbanismo, até áreas como data science, epidemiologia, segurança pública, entre outras. Para cada curso contratado estabelecemos equipes específicas para atender às demandas de cada organização para a qual o curso é ministrado. Por ser um curso 100% online conseguimos trazer instrutores de várias regiões do país e do mundo, para trazer conteúdo de qualidade elevada e relevante para você e sua organização.

    Por tratarmos cada curso como um novo projeto, quando você contrata o curso Mobilidade Segura e Sustentável nós iniciamos uma conversa para identificar os perfis de instrutores mais adequados para ministrarem as aulas e acompanharem a operacionalização das ferramentas e técnicas apresentadas durante o curso. Desta forma, nós da Recursos Urbanos dedicamos atenção especializada e personalizada a você e sua organização para o melhor aproveitamento do curso contratado.

    Para quem este curso é recomendado

    Gestores e técnicos das áreas de mobilidade urbana, trânsito e transportes que possuem interesse reduzir significativamente a acidentalidade em seu território de atuação.

    Profissionais das áreas de segurança pública, mobilidade e planejamento urbano que possuem interesse em incorporar a abordagem de mobilidade segura, promovendo uma melhor qualidade de vida nas cidades onde atuam.

    Profissionais de saúde que desejam aumentar sua capacidade de colaboração ou outros setores para a promoção da redução de lesões e mortes no trânsito.

    Profissionais da área de dados que possuem interesse em qualificar e integrar múltiplas fontes de dados de acidentes e vítimas de trânsito.

    Profissionais e instituições do setor privado e sociedade civil interessados em promover um trânsito mais seguro e uma mobilidade mais sustentável.

    Recursos Urbanos Meeting

    Quer este curso em seu município?