QGIS E POSTGIS

Transformando dados em informações espacializadas de valor estratégico 

Visualização de mapas online com QGIS e QGIS2WEB

No exemplo a seguir demonstramos como o QGIS torma possível o compartilhamento de mapas produzidos em um computador local por meio do plugin QGIS2WEB. Tanto é possível exportar um mapa em um arquivo .html que pode ser exportado e enviado para qualquer usuário, como também poderá ser salvo em um servidor web e compartilhado como página individual ou mesmo incorporado em uma página específica (o que fazemos aqui).

No caso que apresentamos aqui, são utilizados dados referentes à média entre 2016 e 2021 do índice de feminicídios consumados, a cada 100 mil habitantes, por município no estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos através do website da Secretaria de Segurança Pública do RS. Mais informações sobre o tratamento e visualização dos dados para a produção dos mapas pode ser encontrada no artigo Análise de violência contra a mulher no RS com PostGIS e QGIS.

Mapas incorporados a websites

O mapa a seguir apresenta o índice da média entre 2016 e 2021 dos feminicídios consumados, a cada 100 mil habitantes por município no RS. A escala de cores permite identificar, do mais claro ao mais escuro, as maiores concentrações de casos (no caso das cores mais escuras) por município. Ainda é possível utilizar o recurso de Zoom e também exibição de detalhes por município, clicando com o mouse sobre o município desejado.

O próximo mapa utiliza o mesmo índice de feminicídios do mapa anterior. Entretanto, apresenta em sua escala de cores a identificação de clusters, utilizando a função “K-Means” para proximidade geográfica, calculados no QGIS antes da exportação do mapa.

É possível notar que há alguns refinamentos que necessitam ser realizados na função de exportação do QGIS2WEB, na opção mapa Leaflit, já que ele não fez o controle correto das casas decimais no primeiro mapa (no QGIS desktop foram configuradas para apenas um dígito após a vírgula) assim como o posicionamento dos valores sobre os polígonos de cada município representado. Isto pode ser corrigido através da sobreposição da própria coluna, com o limite de duas casas decimais ou a criação de uma coluna adicional com o limite de casas decimais desejado (esta opção ajuda a manter a precisão da variável original, caso necessário). Porém estas melhorias devem ocorrer nas próximas atualizações do QGIS e do QGIS2WEB.

Uma característica interessante sobre a exportação de mapas para serem incorporados a outras páginas, é que caso alguma atualização/correção necessite ser realizada no mapa, basta exportá-lo novamente e salvar na mesma pasta do arquivo a ser substituído. Para facilitar este processo é possível utilizar a opção de enviar o arquivo via FTP diretamente para o servidor web para o qual o arquivo deverá ser enviado para substituir o antigo.

Conclusões sobre a exportação de mapas com o QGIS

Estes são alguns exemplos das visualizações e análises que podem ser realizadas com a utilização do QGIS e QGIS2WEB combinados, embora ambas as ferramentas possuam muitíssimas outras potencialidades para a análise geoespacial. As potencialidades são inúmeras para os mais variados tipos de organizações, desde o setor público (para o planejamento e monitoramento de políticas públicas), o sertor privado (para a identificação e segmentação de clientes e planejamento de ações), até para organizações sem fins lucrativos.

Possivelmente você já tenha ouvido falar que os dados devem ser tranformados em informações (dados processados e agregados de sentido), e que por isto muitas vezes acabam não sendo utilizados como recurso estratégico. Porém aqui na Recursos Urbanos, nosso propósito é ir além e tranformar os dados em conhecimento (quando as informações chegam às pessoas que necessitam e estas conseguem compreender o que é apresentado).

Para muitas organizações um conjunto de informações espacializadas, atualizadas e acessíveis para toda a equipe é uma necessidade urgente, porém difícil de ser atendida, especialmente devido aos processos de preparação de dados, análise e visualização das informações. Para solucionar este problema, tão importante quanto as ferramentas utilizadas são os processos de planejamento e gerenciamento da produção de informações.

qgis

Na Recursos Urbanos, nossa equipe possui anos de experiência nos processos de planejamento e gestão para a integração, qualificação, análise e disseminação de informações. Se você ou sua organização necessitam qualificar o processo de produção e compartilhamento de informações, acesse nossa página de serviços em data science ou entre em contato direto conosco clicando aqui!